Skip to content

ABRIGO Famílias

O Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) é considerado uma resposta social, desenvolvida através de um serviço, vocacionada para o estudo e prevenção de situações de risco social e para o apoio a famílias com crianças e jovens em situação de perigo, concretizado na sua comunidade, através de equipas multidisciplinares (Direção Geral da Segurança Social, da Família e da Criança [DGSSFC], 2006), constituindo-se desta forma, um serviço de apoio às famílias com crianças e jovens em situação de perigo ou risco social (Melo & Alarcão, 2009).

O sentido de missão define-se da seguinte forma: proteger e potenciar o bem estar e fortalecimento das famílias com crianças e jovens em situação de risco ou perigo.

Pelo disposto na Portaria n.º 139/2013 de 2 de abril, o CAFAP consiste num “serviço de apoio especializado às famílias com crianças e jovens, vocacionado para a prevenção e reparação de situações de risco psicossocial mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famílias”.

O CAFAP ABRIGO Famílias é, portanto, um serviço diferenciado que procura complementar a intervenção dos serviços de apoio à família existentes na comunidade.

A sua intervenção privilegia uma posição de colaboração com as famílias, procurando reforçar a qualidade das relações familiares e da família com a comunidade, fortalecendo as competências necessárias para a construção do bem-estar das crianças e jovens, no presente e no futuro.

O grupo alvo do CAFAP ABRIGO Famílias são as famílias com crianças e jovens em situação de risco ou perigo, ou seja, famílias com crianças que sofreram maus tratos, que se encontram em risco de serem maltratadas, que se encontram em situação de perigo para a sua integridade física e psicológica e famílias com crianças em cujas trajetórias desenvolvimentais é possível identificar fatores que a colocam em risco para o desenvolvimento de perturbações e problemas psicossociais futuros. Complementarmente a comunidade em geral, incluindo a comunidade técnica/especialista.

O CAFAP ABRIGO Famílias presta serviços orientados para a família mantendo presentes as necessidades de segurança e bem-estar da criança e do jovem; orienta-se por modelos ecológico-desenvolvimentais e sistémicos e valoriza modelos de resiliência familiar e individual, de forma a centrar-se nas forças e no reforço de competências relacionais e individuais necessárias para a construção do bem-estar das crianças e jovens, no presente e no futuro; privilegia a construção de relações de colaboração com as famílias, promotoras da autonomia e empowerment; promove a articulação e colaboração com a comunidade e com as instituições comunitárias (Melo & Alarcão, 2009).

Definindo-se o sentido de missão da seguinte forma: proteger e potenciar o bem-estar e fortalecimento das famílias com crianças e jovens em situação de risco ou perigo.

Promoção do fortalecimento das famílias

Proteção e potenciação do bem-estar físico, psicológico e social dos elementos das famílias

Promover o estudo e a avaliação de famílias em risco psicossocial

Prevenir situações de perigo

Evitar ruturas que possam levar ao acolhimento residencial

Assegurar a satisfação das necessidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais das crianças e jovens

Contribuir para a autonomia das famílias

Reforçar as competências pessoais dos intervenientes no sistema familiar das crianças e jovens através de uma abordagem integrada dos recursos da comunidade

Promover a mediação entre a família e os serviços envolvidos para facilitar a comunicação, potenciar contactos e promover a solução de eventuais dificuldades

Objetivos gerais

De acordo com o normativo referido (Portaria n.º 139/2013 de 2 de abril), o CAFAP ABRIGO Famílias tem como objetivos gerais:

Objetivos específicos

Relatório de Avaliação de Atividades CAFAP Abrigo

Conheça os Projetos ABRIGO