Skip to content

“Estado ignora a lei e abandona famílias de acolhimento” – Jornal de Notícias

Os adolescentes em famílias de acolhimento em Portugal têm uma qualidade de vida muito próxima da generalidade das crianças. Esse sentimento não é partilhado pelos jovens institucionalizados, cujos níveis de bem-estar são substancialmente mais baixos.

No entanto, o Governo, ao arrepio da lei e em contraciclo com boa parte dos países europeus, continua a dar preferência ao acolhimento em residências, onde estão 87% dos menores à guarda do Estado.

Só 246 (3%) crianças e jovens que o Estado protege estão a ter o direito a crescer numa família, e são cada vez menos. Portugal destoa na Europa, até entre países do Sul. Em Espanha e em Itália, mais de metade dos menores sob o cuidado do Estado encontram-se em famílias de acolhimento. Irlanda e Noruega apresentam taxas que rondam os 90%.

Fonte: Jornal de Notícias

Artigos Relacioncados

Convocatória Assembleia Geral

No cumprimento do disposto no art.° 29º dos Estatutos da ABRIGO — Associação Portuguesa de Apoio à Criança, convoco para o dia 20 de Março de 2024, pelas 20.30 horas, a Assembleia Geral desta Associação, a qual terá lugar no “Tryp Montijo Parque Hotel”, sito
Ler mais

ABRIGO promove Festa de Natal

No dia 06 de dezembro, a Abrigo deu início às celebrações natalícias com um espetáculo dirigido aos alunos do Agrupamento de Escolas de Pegões, Santo Isidro e Canha, que frequentam o ensino pré-escolar. Numa manhã animada e bem passada, repleta de momentos divertidos que alegraram
Ler mais

Abrigo participa no “Bairro Feliz”

A Associação Abrigo voltou a ser selecionada, para a campanha “Bairro Feliz”, do Pingo Doce. A nossa causa CABAZ FAMILIAR é uma das finalistas da 3ª edição do Bairro Feliz, na loja Montijo – Maestro J. Peixinho e precisa da sua ajuda para ser concretizada.
Ler mais